Home / Notícias Corporativas / Investidor que sai de small caps pode perder recuperação

Investidor que sai de small caps pode perder recuperação

O investidor em fundos de ações de empresas menores, ou “small caps”, corre o risco de perder a recuperação dos preços dos papéis ao sair do mercado no pior momento. O alerta é do economista Felipe Bernardi Capistrano Diniz. “Tivemos dois anos muito bons em 2019 e 2020, mas 2021 e este ano estão sendo ruins para as empresas menores e menos líquidas”, afirma.

O principal índice da Bolsa de valores brasileira, o Ibovespa, fechou o ano com queda acumulada de 12%. Já o índice Small Caps, composto pelas ações de baixa capitalização da Bolsa, registrou perdas de 16%.

“Quando o investidor compara os fundos small caps com o Ibovespa, acha que está perdendo e opta por retirar o dinheiro, sem enxergar o potencial das empresas que estão nas carteiras, e portanto perde a recuperação dos preços”, diz Felipe Bernardi Diniz.

O aumento nas curvas de juros, responsável também por pressionar papéis do Ibovespa nos últimos meses, influencia em demasiado o índice Small Caps, visto que empresas de setores como varejo, construção e tecnologia são as mais afetadas. Os juros mais altos afetam o poder de compra dos consumidores, na aquisição de produtos e serviços, e das próprias empresas, que muitas vezes precisam recorrer a empréstimos para financiar seu crescimento.

Outro ponto que contribuiu para puxar o índice para baixo foi a desvalorização de ações de companhias que abriram capital em 2021. Ao todo, 21 empresas passaram a compor o SMLL11. E destas, apenas 33% tiveram valorização desde então.

Felipe Bernardi Diniz observa que enquanto os brasileiros resgatam, investidores estrangeiros aumentam aplicações. “Fundos em geral captaram de investidores externos três vezes mais o que tiveram de resgate, o que mostra a diferença de visão dos estrangeiros”.

Alguns gatilhos podem mudar o cenário das Small Caps, conclui Felipe Diniz. “A melhora no ambiente macroeconômico poderia dar início a uma recuperação dos resultados das empresas de menor capitalização. Quando a inflação der sinais de diminuição, as empresas se situarão em um ambiente menos agressivo e deverão mostrar resultados melhores. Muitas ações estão aquém do esperado, justamente porque a economia ainda está andando mais devagar do que gostaríamos”.

About DINO

Check Also

Estudo aponta dados sobre drogas na saúde pública global

Segundo os dados apresentados pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), aproximadamente …