Brasil oferece diversas oportunidades para o tursismo gastronômico

De norte a sul, o Brasil tem uma rica gastronomia, com uma diversidade de ingredientes, temperos e preparos que variam conforme os muitos biomas que formam cada uma das regiões. Entre fritos e cozidos, todos os estados têm suas comidas típicas. Alguns exemplos são:

Mato Grosso

O estado é um dos que mantêm as tradições culinárias mais fortes no Centro-Oeste. Em todos os aspectos culturais da região, é visível a convergência de povos que povoaram as cidades, com influências portuguesas, africanas, indígenas e paraguaias. Os quitutes típicos também mostram essa mistura, com os populares bolo de milho, curau e arroz doce acompanhados de pratos regionais como Maria Isabel, misturado de arroz com carne de sol, além pé de moleque, curau e a sopa paraguaia, que apesar do nome se trata de um bolo de farinha de milho e queijo.

Pernambuco

O estado é um ícone para a história do país e sua gastronomia é de igual importância. A capital, por exemplo, está na rota gastronômica brasileira, com importantes restaurantes que apresentam a gastronomia regional – uma mistura de influências portuguesas e africanas com os ingredientes locais, como frutos do mar, e a personalidade nordestina. Entre os pratos mais famosos estão o arrumadinho de charque, a carne de bode, a peixada pernambucana, a cartola —patrimônio imaterial da cidade — e sobremesa mais famosa de Pernambuco, o bolo de rolo, que leva um pão de ló simples, com uma generosa camada de goiabada.

São Paulo

Muitos podem achar que São Paulo não tem pratos típicos, mas a metrópole também tem suas tradições gastronômicas que podem valer uma visita. Muitos quitutes foram criados pelas famílias de tropeiros que viajam para estados, como Minas Gerais e Paraná. Outros foram incorporados pelos imigrantes vindos de países como Itália e Japão. Alguns pratos tradicionais são: Virado à paulista, vaca atolada e picadinho, além dos clássicos da cidade como sanduíche de mortadela ou pernil, pastel e coxinha.

As recomendações foram feitas pelos gerentes dos hotéis Transamerica das regiões citadas. Nelas, as opções são os smart FIT Sinop, FIT Rondonópolis, FIT Lucas do Rio Verde, FIT Primavera do Leste e FIT Sorriso, em Mato Grosso; FIT Recife e Prestige Beach Class em Pernambuco os Executive Congonhas, Perdizes, Chácara Santo Antônio e Prime International Plaza, em São Paulo. 

DINO

Recent Posts

Cúpula Ministerial Global sobre Segurança do Paciente homenageia Joe Kiani, fundador da PSMF

Líderes globais em segurança do paciente se reuniram no primeiro dia da 11ª Cúpula Mundial…

1 dia ago

Esporte Clube Sírio promoverá sessão de cinema com o filme “O casamento de Ali”

Sábado é dia de cinema árabe no Esporte Clube Sírio. Por meio do seu Núcleo…

1 dia ago

SindHosp fecha parceria com o consulado britânico para resolver desafios na área

O evento, reunindo gestores de saúde das maiores instituições brasileiras e a delegação britânica, foi…

1 dia ago

Websérie fala de dilema no diagnóstico da esclerose múltipla

A Associação Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME) lançou, no dia 30 de agosto, o terceiro…

1 dia ago

FIDI abre inscrições para Pós-graduação em Ultrassonografia

A Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI), instituição privada sem…

1 dia ago

Campanha educativa visa reduzir o número de animais abandonados

O abandono dos animais é crime no Brasil, de acordo com as leis federais 9.605/98…

1 dia ago