Car-T Cell pode revolucionar tratamento de câncer no sangue

O tratamento do câncer está avançando com a terapia Car-T Cell, uma abordagem revolucionária da imunoterapia que utiliza as células do próprio paciente para combater tumores. A técnica consiste na modificação genética de linfócitos T, tornando-os capazes de reconhecer e destruir células cancerígenas de maneira altamente específica. Já aprovada para alguns tipos de câncer hematológico, a Car-T Cell representa uma esperança promissora para pacientes que não responderam a outros tratamentos.

A terapia tem demonstrado taxas significativas de remissão em cânceres como leucemia e linfoma, além de estar sendo estudada para tumores sólidos. O futuro aponta para uma ampliação da técnica, com novos estudos e aplicações que poderão transformar o combate à doença.

Segundo o médico hematologista Guilherme Muzzi, a terapia Car-T Cell é um dos maiores avanços no tratamento do câncer das últimas décadas. “Ela oferece uma abordagem personalizada, utilizando o próprio sistema imunológico do paciente para combater a doença de forma eficaz. Embora ainda tenha desafios, como custo e efeitos colaterais, os resultados já observados são promissores e indicam um novo caminho para a oncologia”, destaca o especialista em Car-T Cell.

Muzzi explica, ainda, que o  grande diferencial da Car-T Cell é sua capacidade de oferecer um tratamento personalizado, já que as células T do paciente são coletadas, modificadas geneticamente em laboratório e reinfundidas no organismo para atacar as células cancerígenas de forma direcionada.

“Essa abordagem tem proporcionado taxas expressivas de resposta, especialmente em pacientes com cânceres hematológicos avançados. Além disso, pesquisas estão em andamento para ampliar sua aplicação em tumores sólidos, tornando essa tecnologia uma esperança real para um número ainda maior de pessoas no futuro”, conclui o médico hematologista.

DINO

Recent Posts

Curium Finaliza a Aquisição da Monrol como Parte do seu Plano para Expandir Significativamente a Capacidade de Lutécio-177 e Pegada PET

Aquisição posiciona a Curium como principal fabricante do isótopo Lu-177Oferece experiência inovadora em P&D e…

2 dias ago

Falta de cuidados com a língua pode impactar a saúde

A língua é um órgão muscular, com função importante para o paladar, deglutição e a…

2 dias ago

Três tipos de hobbies que impulsionam o sucesso profissional

Ter um hobby vai além de um passatempo ou forma de lazer. Diferentes atividades podem…

2 dias ago

Região de Campinas se consolida como polo gastronômico

Responsável por 7,1% do Produto Interno Bruto do Estado de São Paulo e 14º destino…

2 dias ago

Sintomas de TDAH podem afetar adultos e comprometer a rotina

Crescimento de diagnósticos em adultos traz alerta sobre sintomas comuns. O Transtorno de Déficit de…

2 dias ago

Com diagnóstico precoce, câncer colorretal tem 90% de cura

O Brasil registra em média 45.630 novos casos de câncer de cólon e reto anualmente,…

2 dias ago