Dicas podem garantir segurança e conforto no uso das lentes de contato

O uso de lentes de contato consiste numa opção segura para substituir os óculos, desde que sejam usadas da forma correta e com os devidos cuidados de conservação e higiene. Segundo a Sociedade Brasileira de Lentes de Contato e Córnea (SOBLEC), estima-se que dois milhões dos brasileiros usam lentes de contato. O uso incorreto de lentes pode causar problemas diversos que vão desde uma simples irritação até mesmo o aparecimento de úlceras que podem levar à necessidade de um transplante de córnea. 

Segundo a farmacêutica e supervisora de treinamentos do Laboratório Teuto, Magali Tamas, grande parte dos usuários de lentes de contato desconhece os riscos e os cuidados adequados. “Diversos estudos concordam sobre a necessidade de haver movimentos de educação e conscientização sobre o assunto e de que se trata de uma questão de saúde pública”, explica.

Pensando nisso, Magali preparou 4 pontos com dicas para informar sobre a forma mais segura e confortável de uso das lentes de contato.

1- Limpeza das lentes – o processo de higienização sempre começa pelas mãos que devem ser lavadas antes de manusear as lentes. O estojo também deve ser limpo com a própria solução multiuso usada nas lentes e não com água, sendo recomendada a troca do estojo a cada 3 meses. Em relação à limpeza das lentes, ela deve ocorrer antes e após o uso, sempre com uma solução multiuso específica para cada tipo de lente de contato.

2- Cuidado ao colocar e retirar as lentes dos olhos – é importante seguir todas as orientações do oftalmologista quanto à forma correta de colocar e retirar as lentes e ficar atento também para não inverter as lentes do olho direito com o esquerdo. 

3- Respeitar o tempo de uso das lentes – além de possuírem data de validade que precisa ser rigorosamente respeitada, as lentes de contato não devem ficar por muitas horas consecutivas nos olhos. O ideal é não ultrapassar mais de 10 ou 12 horas seguidas com as lentes. É importante ter atenção para não dormir e nem entrar em mar ou piscina com lentes de contato. 

4- Usar lubrificantes oculares –  o uso de lentes de contato dificulta a lubrificação dos olhos e favorece o ressecamento ocular principalmente quando associado a outros fatores predisponentes como poluição, ar seco e tempo excessivo na frente de equipamentos eletrônicos. Por isso, é importante ter sempre à mão lubrificantes oculares que lubrificam de forma prolongada os olhos e tornam mais confortável o uso das lentes de contato.

 

DINO

Recent Posts

KFSHRC Comemora Contribuições Marcantes na 2024 NYC C3 Summit Davos of Healthcare

RIADE, Arábia Saudita, Sept. 18, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- O King Faisal Specialist Hospital& Research…

2 horas ago

Por que o antialérgico pode não fazer efeito

Uma curiosidade pouco divulgada sobre alguns antialérgicos é que as interações relacionadas a efeitos adversos…

4 horas ago

Número de mulheres que não investem ainda é alto no Brasil

O número de mulheres que não investem no país e no mundo é relevante. Hoje,…

4 horas ago

Como planejar viagem de final de ano com alta do dólar

O Brasil aparece em 9º lugar nas estimativas de gastos internacionais com viagens de turismo…

5 horas ago

Remo do Corinthians vence o Campeonato Mundial na Alemanha

Com delegação composta por 35 atletas, Sport Club Corinthians Paulista é o primeiro clube sul-americano…

6 horas ago

Perficient apresenta sua experiência em Salesforce na Dreamforce 2024

Perficient, Inc. (Nasdaq: PRFT) ("Perficient"), líder mundial em consultoria digital que transforma as maiores empresas…

7 horas ago