Empresa incorpora inclusão como um dos seus valores

Segundo um amplo estudo da consultoria McKinsey & Company sobre o estado da diversidade corporativa na América Latina, empresas da região que incentivam boas práticas de Inclusão e de Diversidade tendem a superar outras companhias em práticas-chave de negócios, como inovação e colaboração, e têm uma probabilidade maior de alcançar uma performance financeira superior à de seus pares que não o fazem. Isso tem provocado um crescimento de ações afirmativas nesse sentido das mais distintas corporações no país, de forma prática e conceitual.

Como a que foi realizada pelo UnitedHealth Group Brasil, que para valorizar a inclusão como um pilar essencial de sua cultura organizacional adicionou-a aos seus valores corporativos, ao lado da integridade, da compaixão, dos relacionamentos, da inovação e da performance. O objetivo foi demonstrar a importância desse tema, assim como da diversidade e da equidade, na companhia que controla as operadoras de saúde Amil e Amil Dental e a rede médico-hospitalar Americas.

“A Inclusão é um valor essencial que guia a nossa empresa e a direciona a um futuro plural e igualitário. Precisamos dar a importância necessária a ela e encará-la como um pilar central da nossa cultura organizacional. Nossa missão é ajudar as pessoas a viver de forma mais saudável e contribuir para que o sistema de saúde funcione melhor para todos”, afirma o vice-presidente de Pessoas e Segurança Corporativa do UnitedHealth Group Brasil, Ricardo Burgos.

“Esse acréscimo faz com que os valores da companhia representem melhor quem somos e a nossa conduta de buscar, ativamente, criar um ambiente onde realmente todos, sem exceção, se sintam bem-vindos, respeitados e capacitados a contribuir plenamente”, complementa o executivo.

Ricardo Burgos ressalta que as empresas nunca estão no estágio ideal de inclusão e de diversidade e sempre precisam evoluir, pois são dinâmicas: mudam os modelos de negócios e as equipes, por exemplo. O que leva o UnitedHealth Group Brasil a ter uma atenção constante nessa agenda. Entre os resultados alcançados pela companhia em 2023 em relação às ações de inclusão e de diversidade, ele destaca que o percentual de contratações realizadas até o mês de outubro e pessoas de um grupo diverso (acima de 50 anos; pretas ou pardas autodeclaradas; mulheres; com deficiência; ou LGBTQIAPN+), para cargos que vão de gerente sênior a diretor (a) executivo (a), foi de 68,85 % de todas as admissões, superando consideravelmente a meta de 50% estabelecida para este ano.

Outra iniciativa cujos números merecem ser enfatizados é o Projeto Toucas Afro, que busca oferecer melhor adequação e mais conforto para as pessoas colaboradoras do time assistencial da empresa, a partir de uma ideia que surgiu no grupo de diálogo Melanina. Todos os 31 hospitais do UnitedHealth Group Brasil (19 da Amil e 12 da rede Americas) disponibilizam, desde o primeiro semestre, toucas descartáveis que contemplam a pluralidade dos tipos de cabelos, incluindo crespos, volumosos e com tranças. Mais de 35 mil unidades foram adquiridas até o fim de outubro e estão à disposição para essa finalidade.

Além do Melanina, responsável pelas discussões sobre equidade étnico-racial, o UnitedHealth Group Brasil conta com outros cinco Grupos de Diálogo: : + Eficiente (pessoas com deficiência), Pride (LGBTQIAPN+), Nós Por Elas (equidade de gênero), Nossas Gerações (intergeracionalidade) e Caleidoscópio (religiosidade e regionalismos). Eles são formados, atualmente, por quase 1.300 pessoas colaboradoras voluntárias e fomentam internamente a discussão sobre Inclusão e Diversidade, buscando impulsionar a adoção de medidas corporativas.

Neste mês de novembro, haverá uma série de atividades para promover o fomento das discussões sobre a questão racial dentro da organização. No dia 16, a palestrante Inês Borges, administradora, especialista em negócios digitais, mestranda em economia e que atua como mentora de pessoas e empresa, falou sobre as potencialidades das pessoas negras e a importância do primeiro passo. Nesta terça-feira (21/11), foi a vez do chef Jorge da Hora, docente dos cursos de Gastronomia, Hotelaria e Formação de Cozinheiro Internacional no Centro Universitário Senac Santo Amaro, explicar sobre a presença da cultura africana na formação da cultura brasileira – cozinha, história, religião e silenciamentos. E no dia 30 de novembro serão anunciadas as pessoas vencedoras da 4ª edição do Prêmio Dr. Juliano Moreira – Melanina Reconhece. Ele homenageia o primeiro médico negro do Brasil e reconhece as pessoas pretas e pardas que representam os seis valores do UnitedHealth Group Brasil: integridade, compaixão, inclusão, relacionamentos, inovação e performance.

DINO

Recent Posts

Cúpula Ministerial Global sobre Segurança do Paciente homenageia Joe Kiani, fundador da PSMF

Líderes globais em segurança do paciente se reuniram no primeiro dia da 11ª Cúpula Mundial…

1 dia ago

Esporte Clube Sírio promoverá sessão de cinema com o filme “O casamento de Ali”

Sábado é dia de cinema árabe no Esporte Clube Sírio. Por meio do seu Núcleo…

1 dia ago

SindHosp fecha parceria com o consulado britânico para resolver desafios na área

O evento, reunindo gestores de saúde das maiores instituições brasileiras e a delegação britânica, foi…

1 dia ago

Websérie fala de dilema no diagnóstico da esclerose múltipla

A Associação Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME) lançou, no dia 30 de agosto, o terceiro…

1 dia ago

FIDI abre inscrições para Pós-graduação em Ultrassonografia

A Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI), instituição privada sem…

1 dia ago

Campanha educativa visa reduzir o número de animais abandonados

O abandono dos animais é crime no Brasil, de acordo com as leis federais 9.605/98…

1 dia ago