Estudo aponta que uvas fazem bem para a saúde do coração

A uva é uma fruta rica em nutrientes e benefícios para a saúde. Isso porque uma dieta com alimentos com polifenóis, como o caso da uva, pode reduzir em até 23% o risco de síndrome metabólica, um conjunto de alterações metabólicas e hormonais que aumentam o risco de doenças cardiovasculares. O dado é de um trabalho que integra o Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil), publicado em fevereiro no Journal of Nutrition.

A pesquisa envolveu mais de seis mil brasileiros e acompanhou, durante oito anos, sua ingestão de polifenóis — compostos bioativos conhecidos por sua ação antioxidante e anti-inflamatória — para, enfim, associá-los à proteção de problemas cardiometabólicos. Além da uva, alimentos como morango, açaí, laranja e chocolate também possuem efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios, ajudando a proteger contra esses problemas.

Segundo Celso Felipe Roos, profissional de nutrição do AmorSaúde, rede de clínicas parceiras do Cartão de TODOS, a uva também é fonte de minerais como potássio, cálcio, ferro, fósforo, magnésio e zinco, além de ser rica em vitaminas A, B, C e K. “Ela ajuda na saúde do coração, melhora a circulação sanguínea, auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e promove uma pele saudável”, afirma Roos. “As fibras presentes na uva também contribuem para uma boa digestão e melhoram o funcionamento da flora intestinal”, explica.

Variedade de uvas e suas diferenças nutricionais

Embora todas as uvas sejam saudáveis, as diferentes variedades apresentam características nutricionais distintas. As uvas roxas e rosadas, por exemplo, são mais ricas em resveratrol, um antioxidante benéfico para a saúde do coração. Já a uva verde se destaca pela quantidade de vitamina C, essencial para o fortalecimento do sistema imunológico. “A escolha da variedade pode depender de objetivos específicos de saúde, mas, no geral, todas são boas opções”, orienta Roos.

Suco de uva integral como pré-treino

O suco de uva integral também traz muitos benefícios, como os antioxidantes, mas pode ter uma maior concentração de açúcares naturais do que a fruta fresca. “Ele pode ser uma boa fonte de energia antes do treino, mas a recomendação é consumir com moderação, ajustando a quantidade às necessidades calóricas individuais”, alerta Roos.

Moderação no consumo

Embora a uva seja uma fruta saudável, pessoas com diabetes devem monitorar o consumo devido ao seu teor de açúcares naturais. Além disso, quem tem alergia ou intolerância deve evitar a fruta. “Moderação também é recomendada para evitar desconforto digestivo, especialmente se consumida em grande quantidade”, finaliza Roos.

DINO

Recent Posts

Canon do Brasil apresenta inovações para o mercado audiovisual na NAB Show 2025

A Canon do Brasil confirma sua participação na NAB Show 2025, uma feira mundial de…

1 dia ago

Tecnologia aprimora experiência com som e LED em eventos

No universo do live marketing, cada detalhe importa – e a combinação de luz, som…

1 dia ago

Seguro viagem é proteção indispensável para viajantes

O seguro viagem tem se consolidado como um item essencial para quem planeja viagens internacionais.…

1 dia ago

Cooperativa lança app de transporte em comunidades

Atender à necessidade de transporte dos bairros mais pobres e das comunidades em geral. Esse…

1 dia ago

Vitafor celebra 20 anos com crescimento de dois dígitos

De acordo com dados recentes da Scanntech, os suplementos nutricionais são uma das categorias mais…

1 dia ago

Indústria de cosméticos incorpora ingredientes naturais do cacau em sua produção

No Dia do Cacau (26), quarta-feira, a Ricosti Cosméticos aproveitou a data para destacar o…

1 dia ago