Evento das Lojas Americanas abala o mercado de crédito brasileiro

No mês de janeiro, os ativos brasileiros apresentaram uma performance positiva, com o Índice Bovespa subindo 3,37% e o Real apreciando 4% (cotado em R$5,07/US$). Isso a despeito do ato de vandalismo em Brasília no dia 08 de janeiro, do anúncio das inconsistências no balanço das Lojas Americanas no dia 11 de janeiro e finalmente o fato relevante da Light no dia 30 de janeiro informando a contratação de empresa de consultoria para auxiliar no reperfilamento de sua estrutura de capital.

Sem dúvida, o evento mais relevante para os investidores brasileiros foi a inesperada divulgação da empresa Americanas S.A. sobre as ditas “inconsistências contábeis” de bilhões de reais em suas demonstrações financeiras. As ações da empresa fecharam com queda de 84% enquanto os títulos de suas dívidas eram negociados por volta de 15% do seu valor de face.

De acordo com Felipe Bernardi Capistrano Diniz, ”o evento de Americanas levantou suspeitas em relação ao setor de varejo como um todo e com isso os papéis apresentaram abertura importante dos spreads, tornando o humor do mercado bastante negativo”. Como resultado, os emissores mais alavancados e/ou com maior necessidade de rolagem no curto prazo sofrerão, pois o investidor passará a exigir maior prêmio.

Na parte internacional, as bolsas globais passaram por altas significativas neste mês: +6.2% no S&P 500 e +9.8% no EuroStoxx. Considerando que 2022 foi o pior ano para renda variável desde a crise de 2008, o S&P 500 também se encontra significativamente abaixo dos níveis do início do ano passado, como se pode ver a seguir:

O cenário de queda da inflação na Europa, explicado em parte por um inverno menos rigoroso, e o processo de reabertura da economia chinesa contribuíram para um forte e rápido movimento de revisão das projeções para crescimento na região. Os indicadores de mobilidade da China seguiram melhorando, em função da mudança de postura das autoridades em relação à pandemia. Também foram anunciadas algumas medidas monetárias e regulatórias que estimulam o setor de construção civil. Estes desenvolvimentos contribuíram para a continuidade na elevação dos preços das commodities metálicas, bolsas e moedas em geral. Diz Felipe Bernardi Diniz, “é possível que haja novos anúncios de estímulos nas próximas semanas, período que antecede a reunião anual do partido chinês, prevista para o início de março, quando a meta de crescimento do PIB para o ano deve ser confirmada”.

DINO

Recent Posts

Cúpula Ministerial Global sobre Segurança do Paciente homenageia Joe Kiani, fundador da PSMF

Líderes globais em segurança do paciente se reuniram no primeiro dia da 11ª Cúpula Mundial…

1 dia ago

Esporte Clube Sírio promoverá sessão de cinema com o filme “O casamento de Ali”

Sábado é dia de cinema árabe no Esporte Clube Sírio. Por meio do seu Núcleo…

1 dia ago

SindHosp fecha parceria com o consulado britânico para resolver desafios na área

O evento, reunindo gestores de saúde das maiores instituições brasileiras e a delegação britânica, foi…

1 dia ago

Websérie fala de dilema no diagnóstico da esclerose múltipla

A Associação Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME) lançou, no dia 30 de agosto, o terceiro…

1 dia ago

FIDI abre inscrições para Pós-graduação em Ultrassonografia

A Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI), instituição privada sem…

1 dia ago

Campanha educativa visa reduzir o número de animais abandonados

O abandono dos animais é crime no Brasil, de acordo com as leis federais 9.605/98…

1 dia ago