Festas e eventos: setor tem expectativas positivas para 2023

Após um longo período de turbulência por conta da pandemia de Covid-19, quando mais de 350 mil eventos foram cancelados somente em 2020, afetando 97% das empresas do segmento, segundo a Abrape (Associação Brasileira dos Promotores de Eventos), o setor de festas e eventos está em fase de retomada e já tem resultados e perspectivas positivas.

Segundo estimativa da Abrafesta (Associação Brasileira de Eventos), o mercado espera movimentar R$ 40 bilhões em 2023, soma 62% maior do que a alcançada em 2019, antes da crise sanitária. Para este ano, o portal Feiras do Brasil prevê a realização de mais de 4 mil feiras e congressos em todo o país.

Em 2022, o setor – que é responsável por cerca de 4,32% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional – alcançou um crescimento de 400% em relação a 2020, ainda de acordo com os dados da Abrape.

Para Rafael de Albuquerque Fernandes, founder e CEO da Festejante – marketplace gratuito para usuários e fornecedores do setor de festas e eventos -, o segmento de festas e eventos vive um momento de demanda reprimida de quase três anos de agendas congeladas.

“Vários eventos e comemorações sociais que não aconteceram durante a pandemia agora estão sendo realizados. A perspectiva é de um ano de agendas cheias e retomada rápida do patamar pré-pandemia”, avalia.

Na visão de Rafael Fernandes, os marketplaces ajudam a impulsionar o setor de festas e eventos. “A digitalização do mercado impactou o segmento de forma positiva. Vale lembrar que, até então, a principal forma de divulgação de pequenos empreendedores do segmento era o boca a boca”. Segundo um levantamento da Visa Consulting & Analytics, cerca de 70 mil empreendimentos entraram para o comércio eletrônico apenas em 2020, no primeiro ano da crise sanitária.

O empresário conta que, com plataformas de marketplace, o pequeno empreendedor consegue ampliar o raio de atuação do seu negócio para outros bairros, ou até cidades, além de estar disponível em vários canais digitais sem a necessidade de investimento em criação de sites e divulgação em mídia – o que configura uma oportunidade de ampliação das vendas sem um investimento prévio.

“Fornecedores de festas e eventos que atuam com marketplaces têm a seu favor a visibilidade que esses espaços têm em ferramentas de busca, como o Google”, afirma Fernandes.

O CEO do Festejante destaca que, atualmente, o comportamento de compra começa com a busca de um fornecedor pela internet: “Buscas como ‘Bolo para festa infantil Rio de janeiro’, são oportunidades claras de venda que só são possíveis com a publicação online dos produtos e serviços.”, diz ele.

Para mais informações, basta acessar: https://festejante.com.br/

DINO

Recent Posts

Obedecer ou participar? Estudo analisa futuro da cidadania

O que as novas gerações brasileiras entendem por cidadania? Essa foi a pergunta central da…

8 horas ago

Brasil tem alta em cuidados domiciliares

O Brasil tem registrado um aumento expressivo na procura por cuidados domiciliares nos últimos anos.…

9 horas ago

Academia de Beisebol Yakult/CBBS celebra parceria com a MLB para treinar atletas

No dia 4 de fevereiro, a Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS) assinou uma…

10 horas ago

Especialista orienta jovens a construir carreira de sucesso

Conseguir o primeiro emprego pode ser um desafio para muitos jovens e pessoas sem experiência…

11 horas ago

Agenda Cidade Viva reforça turismo em Poços de Caldas

Lançada em agosto de 2023 pela Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Poços…

11 horas ago

Foz ganha novo espaço de conexão com a natureza e animais

O Eco Park Foz, localizado em Foz do Iguaçu, no Paraná, anunciou recentemente uma série…

11 horas ago