Infectologista mostra como prevenir doenças durante o carnaval

Com o carnaval se aproximando, a saúde dos foliões é uma preocupação importante. Para ajudar a prevenir doenças infecciosas, é importante seguir algumas medidas simples, como higiene das mãos, uso de máscaras em ambientes fechados e evitar contato com pessoas doentes.

Vale também reforçar o cuidado de não negligenciar o perigo de comportamentos que possam oferecer riscos à saúde individual e coletiva da população. Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), consequências adversas do uso de álcool e drogas, acidentes de trânsito, são alguns dos problemas de saúde que precisam ser levados em consideração.

Segundo a médica infectologista do Hospital Mater Dei Santa Genoveva, Franciny Gastaldi, é preciso pensar tanto nas doenças relacionadas a esta época do ano, quanto às que os foliõese estão expostos quando se reúnem com outros. “Mesmo no carnaval, devemos sempre nos preocupar com hidratação, alimentação adequada e uso de protetor solar, mas também precisamos nos lembrar quanto à indicação do uso de repelentes para mosquitos, tendo em vista a época de chuvas e o aumento no número dos casos de dengue, zika e chikungunya”, alerta Franciny.

De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, há um aumento significativo de casos de doenças sexualmente transmissíveis durante a época de carnaval. As principais ISTs incluem clamídia, gonorreia, herpes genital, sífilis e HIV. É relevante destacar a importância do uso de preservativos e da prática de sexo seguro, para prevenir a transmissão dessas doenças. “Não podemos nos esquecer de que a camisinha previne também uma gravidez indesejada. As unidades de saúde estão preparadas para atender a todos os cidadãos que buscarem ajuda ou informações relacionadas à pré ou pós-exposição a ISTs. Em caso de sintomas ou dúvidas, é recomendável procurar avaliação médica o mais rápido possível”, lembra a médica.

Além disso, o contexto das festividades também coloca a saúde dos foliões em risco. A médica destaca que carnaval e festas geram aglomerações. “Os números de infecção pela COVID-19 continuam elevados, apesar da redução da gravidade e número de internações em Uberlândia. Se estiver com sintomas gripais (febre, dor de garganta, coriza, tosse), procure usar máscaras cirúrgicas, evitar contato com outras pessoas e procurar avaliação médica, de forma imediata, para diagnóstico e orientação precoce”, reforça Franciny.

Além da prevenção de doenças infecciosas, outros cuidados devem ser tomados para preservar a saúde do folião. A infectologista destaca a importância da hidratação e alimentação saudável, bem como o uso de protetor solar. “Mesmo em festas e eventos, o melhor é dar preferência para ambientes abertos e ventilados”, ressalta.

Por fim, é importante lembrar que, em caso de doenças preveníveis por vacinas, um prazo de 30 dias, antes da festa, é recomendado para melhor eficácia da vacina, mas quem estiver com a carteira de vacinação em atraso deve procurar atualizá-la o mais rápido possível.

DINO

Recent Posts

Travelex Confidence usa ferramenta CBYK para projetos de TI

Para ampliar  a efetividade em projetos de Tecnologia da Informação e impulsionar a produtividade da…

51 minutos ago

Brasileiro cria ‘Netflix’ do imigrante para quem vai aos EUA

Dados do Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS) revelam que, em 2023, 28.050 brasileiros…

59 minutos ago

Gestão profissional melhora aluguel de curta temporada

O mercado de aluguel de curta temporada nos Estados Unidos tem registrado um crescimento significativo…

3 horas ago

Lantronix Lança LM4, Nova Plataforma Out-of-Band Management Alimentada por IA na Cisco Live

IRVINE, Califórnia, Feb. 05, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Lantronix Inc. (NASDAQ: LTRX), líder global de…

9 horas ago

Publicação aponta dados sobre cirurgia plástica

De acordo com o relatório apresentado pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), a…

18 horas ago

Esporte Clube Sírio, por meio do Sírio do Bem, recebe representantes do ACNUR

Nesta sexta-feira, 31 de janeiro, o Sírio do Bem, Departamento de Filantropia do Esporte Clube…

18 horas ago