Limeira sediará, em 12 de novembro, a 1ª Exposição de Ferreomodelismo da cidade

Limeira sediará a 1ª Exposição de Ferreomodelismo da cidade, que acontecerá em 12 de novembro, na estação ferroviária (rua Barão de Cascalho, 66, Centro), das 10h às 17h, terá entrada franca e reunirá amantes deste hobby de várias cidades da região. Organizado pelo IMF (Instituto Memória Ferroviária), conta com o apoio da Prefeitura de Limeira, Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Serra do Itaqueri, Comtur (Conselho Municipal de Turismo de Limeira), Projeto Rádio Trem e Frateschi, única fabricante da América Latina de trens elétricos em miniaturas e réplicas de composições reais, situada em Ribeirão Preto, no interior paulista.

De acordo com André Luccas, associado do IMF, um dos responsáveis pela organização do evento, este encontro está sendo muito aguardado pelos fãs de trens elétricos em miniatura. “Nossa região reúne muitos praticantes deste hobby, e decidimos realizar esta primeira exposição em Limeira para divulgar a prática do ferreomodelismo”, afirma.

Durante o evento, o público poderá conhecer algumas maquetes e obter informações sobre este fascinante hobby. “Mostras, encontros, convenções e shows de ferreomodelismo são uma boa justificativa para viajar e conhecer novos lugares e pessoas”, conclui. Além de maquetes e dioramas, a 1ª Exposição de Ferreomodelismo de Limeira terá lojas, praça de alimentação, espaço kids, plastimodelismo, um simulador de trem e a presença de uma locomotiva a vapor em escala 1:30, construída por Leandro Guidini, que consegue transportar uma pessoa sentada em cada vagão, num pequeno passeio de 20 metros.

Seja para relaxar, divertir-se, desestressar ou mesmo cultivar o amor pelas ferrovias, muitas pessoas têm aderido ao hobby do ferromodelismo, afinal, o trem elétrico é uma opção para quem está procurando algo para entreter a mente e passar o tempo. É um hobby saudável, que ajuda neste momento tão delicado pelo qual todos estão passando.

História do hobby

O ferromodelismo é um dos hobbies mais antigos do mundo, e sua origem remonta ao período em que o transporte ferroviário foi adotado massivamente. As primeiras miniaturas de trens foram fabricadas por volta de 1830, por artesãos alemães. De lá para cá, muita coisa mudou, principalmente no Brasil, onde o transporte de passageiros pelas ferrovias deixou de acontecer, com exceção dos passeios turísticos. Mesmo assim, a paixão de algumas pessoas por este hobby se intensificou.

“O ferromodelismo é uma mistura de entretenimento, baseado em modelos de escala, e arte, pois os amantes deste hobby ficam fascinados quando começam a construir suas maquetes, fazer toda a parte de decoração e cenário e projetar as construções. É preciso ter capacidade de observação para se construir uma maquete, pois todo esse trabalho de reprodução do mundo real é totalmente artesanal”, comenta Lucas Frateschi, diretor da Frateschi Trens Elétricos. As pessoas pensam que o transporte ferroviário morreu, mas ele está vivo e em expansão. A ferrovia é de valor estratégico imprescindível para um país como o Brasil, e este crescimento ajuda a fomentar ainda mais a paixão que muitos brasileiros têm pelos trens, sendo que muitos passam o hobby do ferromodelismo para as futuras gerações”, finaliza Lucas.

Serviço

1ª Exposição de Ferreomodelismo de Limeira

Data: 12 de novembro

Horário: 10h às 17h

Local: Estação ferroviária (Rua Barão de Cascalho, 66, Centro)

Informações: (16) 98814-7770

DINO

Recent Posts

Cúpula Ministerial Global sobre Segurança do Paciente homenageia Joe Kiani, fundador da PSMF

Líderes globais em segurança do paciente se reuniram no primeiro dia da 11ª Cúpula Mundial…

1 dia ago

Esporte Clube Sírio promoverá sessão de cinema com o filme “O casamento de Ali”

Sábado é dia de cinema árabe no Esporte Clube Sírio. Por meio do seu Núcleo…

1 dia ago

SindHosp fecha parceria com o consulado britânico para resolver desafios na área

O evento, reunindo gestores de saúde das maiores instituições brasileiras e a delegação britânica, foi…

1 dia ago

Websérie fala de dilema no diagnóstico da esclerose múltipla

A Associação Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME) lançou, no dia 30 de agosto, o terceiro…

1 dia ago

FIDI abre inscrições para Pós-graduação em Ultrassonografia

A Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI), instituição privada sem…

1 dia ago

Campanha educativa visa reduzir o número de animais abandonados

O abandono dos animais é crime no Brasil, de acordo com as leis federais 9.605/98…

1 dia ago