Mercado de eventos exige formação para quem quer se destacar

O mercado de eventos está entre os setores mais dinâmicos da economia brasileira, com constante crescimento, o que resulta nas criações de novos postos de trabalho. Segundo a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), o PIB do setor de cultura e entretenimento registrou um aumento de 2,7% no acumulado dos últimos 12 meses, superando a média nacional. Somente em 2024, o mercado gerou 76.537 novas vagas de emprego. Qualificação é fundamental para aproveitar as oportunidades, o que fortalece a ideia de que o curso certo para produção de eventos faz toda a diferença.

Atuar com eficiência neste ramo exige habilidades diversas, como organização, comunicação eficaz e criatividade para planejar e executar eventos de diferentes portes. Além disso, o mercado valoriza profissionais que dominam competências interpessoais, como liderança e capacidade de adaptação, essenciais para lidar com os desafios e imprevistos. A formação ideal combina teoria e prática, possibilitando uma compreensão ampla e aplicada das demandas do setor.

Instituições reconhecidas oferecem workshops e experiências práticas, que são diferenciais importantes para quem busca se destacar. Os primeiros passos na produção de eventos destacam a importância de considerar fatores como grade curricular, qualificação do corpo docente e oportunidades de networking ao escolher um curso. Há uma variedade de opções de formação disponíveis, desde graduações em áreas como “Produção Cultural e Relações Públicas” até cursos técnicos e livres focados em habilidades específicas. Cada modalidade atende a diferentes necessidades e perfis profissionais. O aprendizado vai além do teórico, sendo uma ferramenta estratégica para formar profissionais prontos para atuar em um mercado altamente competitivo.

Por fim, estudos indicam que a formação especializada aumenta as oportunidades de inserção no mercado de trabalho. Por exemplo, uma pesquisa realizada com ex-alunos do curso de Tecnologia em Eventos da Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente (FATEC Presidente Prudente) revelou que muitos não atuavam na área ao ingressar no curso, mas, durante a graduação ou após a conclusão, conseguiram oportunidades de emprego no setor.

DINO

Recent Posts

Lantronix Lança LM4, Nova Plataforma Out-of-Band Management Alimentada por IA na Cisco Live

IRVINE, Califórnia, Feb. 05, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Lantronix Inc. (NASDAQ: LTRX), líder global de…

3 horas ago

Publicação aponta dados sobre cirurgia plástica

De acordo com o relatório apresentado pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), a…

13 horas ago

Esporte Clube Sírio, por meio do Sírio do Bem, recebe representantes do ACNUR

Nesta sexta-feira, 31 de janeiro, o Sírio do Bem, Departamento de Filantropia do Esporte Clube…

13 horas ago

Publicação aponta dados de metas globais sobre HIV

De acordo com o relatório do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), as…

14 horas ago

Corte italiana aprova referendo sobre cidadania

A Corte Constitucional italiana autorizou, no último mês, a realização de um referendo que busca…

15 horas ago

Barbara Corcoran, renomada investidora do programa Shark Tank, será a principal palestrante da Kinexions 2025

A Kinaxis®(TSX:KXS), líder mundial em orquestração completa da cadeia de suprimentos, anunciou hoje Barbara Corcoran…

15 horas ago