Nova técnica combina lipo de papada e contorno facial

O interesse por procedimentos estéticos minimamente invasivos segue em crescimento no Brasil. Segundo a Surgical & Cosmetic Dermatology, 66,9% da população demonstra interesse em tratamentos estéticos faciais que priorizam soluções com menor complexidade cirúrgica.

Nesse cenário, o cirurgião-dentista com atuação em harmonização facial e cirurgia bucomaxilofacial, Imad Kattoua, desenvolveu a chamada Técnica de Papada Estruturada (LIPOEX), um protocolo que busca redefinir a região submentoniana por meio de abordagem combinada, com etapas de remoção de gordura, tratamento das estruturas locais e uso da gordura do próprio paciente para enxerto em áreas como o mento e mandíbula.

De acordo com o profissional, a metodologia proposta tem como diferencial a análise individualizada de cada caso. “A abordagem permite a personalização do tratamento, com base na anatomia de cada paciente”, explica.

A técnica é descrita como minimamente invasiva, realizada sem cortes aparentes. O procedimento é feito sob anestesia local e tem duração aproximada de 1h20. A recuperação, conforme informado, ocorre em poucos dias, com retorno gradativo às atividades rotineiras. Possíveis edemas ou hematomas são esperados e podem ser amenizados com orientações clínicas específicas.

Como funciona o protocolo

O procedimento desenvolvido envolve três etapas principais:

  • Mapeamento facial e avaliação individualizada – Os pacientes passam por uma análise clínica com objetivo de definir a estratégia mais indicada. Em alguns casos, exames complementares são solicitados como parte do processo.

  • Aspiração da gordura submentoniana – A remoção da gordura é feita por meio de microincisões posicionadas de forma estratégica, com foco em preservar a harmonia facial e evitar cicatrizes visíveis.

  • Acompanhamento pós-procedimento – Há um período de acompanhamento clínico de até 90 dias, com suporte voltado à recuperação e eventuais ajustes terapêuticos.

Contexto clínico e demanda

A intensificação do uso das redes sociais tem influenciado diretamente a forma como indivíduos percebem sua imagem corporal. Segundo estudo publicado na Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o padrão de beleza amplamente difundido em plataformas digitais pode gerar insatisfação com características faciais consideradas naturais, como a presença de papada.

Nesse cenário, cresce o interesse por procedimentos estéticos voltados ao contorno facial, motivado por questões que envolvem autoestima e adequação aos padrões percebidos como desejáveis.

Treinamento e capacitação

Além da atuação clínica, Imad Kattoua conduz treinamentos voltados a profissionais da área de harmonização facial. Segundo o especialista, mais de 500 profissionais já participaram de seus cursos voltados à aplicação prática da técnica.

Para mais informações:

DINO

Recent Posts

TeleKwai 2025 inicia nova fase com elenco famoso

O TeleKwai, plataforma de vídeos curtos do Kwai, inicia uma nova fase em 2025 com…

40 minutos ago

Saúde auditiva: tecnologia reduz esforço para ouvir e melhora qualidade de vida

A audição desempenha um papel fundamental na forma como nos conectamos com o mundo. Além…

1 hora ago

Ultramaratonista brasileiro inicia 2ª Volta ao Mundo correndo 15 mil quilômetros

O Complexo de Gizé, no Egito, que abriga a Pirâmide de Quéops, única existente das…

3 horas ago

Ultramaratonista brasileiro inicia 2ª Volta ao Mundo correndo 15 mil quilômetros

O Complexo de Gizé, no Egito, que abriga a Pirâmide de Quéops, única existente das…

3 horas ago

João Rock movimenta economia e turismo em Ribeirão Preto

A 22ª edição do festival João Rock está marcada para o dia 14 de junho…

4 horas ago

Sorocaba Vacinas alerta sobre consciência vacinal no Brasil

Cerca de 21% dos entrevistados no Estudo sobre a consciência vacinal no Brasil, do Conselho…

5 horas ago