Setor de transporte cresce 13,9% no primeiro semestre

O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central) teve 0,69% de aumento em junho deste ano e um acréscimo de 3,09% em relação a junho de 2021, resultado que tem contribuição de setores como o de setor de serviços, do qual o transporte faz parte. Os dados foram divulgados em agosto pela CNT (Confederação Nacional do Transporte).

O mesmo aconteceu no transporte, que teve a expansão de 0,60%. O setor também apresentou aumento de 13,9% no primeiro semestre de 2022 comparado com o mesmo período de 2021. Somente em julho de 2022, o transporte criou 8.926 novos postos de trabalho, sendo 8.588 deles ocupados pelo modal rodoviário, ainda de acordo com a CNT.

Paralelamente, indicativos da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) mostram que as vendas de caminhões somaram 12,3 mil emplacamentos em agosto, um aumento de 8,6% em relação a julho deste ano e queda de 2,8% em comparação com agosto de 2021.

“Quando falamos em inovação, não estamos falando apenas de tecnologia, mas ela é a força motriz dessas transformações”, afirma André Oliveira, CEO da Motorista PX, empresa do ramo da logística que disponibiliza contratação de motoristas. “Diante das mudanças tecnológicas, cabe a nós [empresas do setor de transporte terrestre] analisar o que deve acontecer no futuro em termos de organização e as decisões certas que devem ser tomadas por parte da empresa”, completa.

Para André, entre as tendências que devem ser levadas em consideração no ecossistema de negócios, hoje e no futuro, estão as novas práticas de sustentabilidade, as mudanças demográficas e um consumidor cada vez mais inovador e empoderado. “Esse consumidor sabe cada vez mais o que deseja consumir e não se contenta mais apenas com aquilo que as empresas querem que ele consuma”.

Na visão do empresário, em um mercado pautado pelo dinamismo e a alta competitividade, o surgimento de novos formatos e oportunidades de negócios internacionais é outro trunfo proporcionado pelo emprego das novas soluções de comércio exterior. 

“Contar com a tecnologia é uma premissa fundamental para enfrentar os processos burocráticos complexos que envolvem as atividades comerciais transfronteiriças”, afirma André. 

“Simplificar e agilizar os processos de importação e exportação são diferenciais estratégicos valiosos para as organizações do campo, e por meio dessas soluções é possível otimizar as etapas mais demoradas e trabalhosas”, complementa o CEO da Motorista PX, empresa que participará como expositora da Fenatran, que ocorre entre os dias 7 e 11 de novembro de 2022, no São Paulo Expo, em São Paulo (SP).

Para mais informações, basta acessar: https://motoristapx.com.br/

DINO

Recent Posts

Cúpula Ministerial Global sobre Segurança do Paciente homenageia Joe Kiani, fundador da PSMF

Líderes globais em segurança do paciente se reuniram no primeiro dia da 11ª Cúpula Mundial…

1 dia ago

Esporte Clube Sírio promoverá sessão de cinema com o filme “O casamento de Ali”

Sábado é dia de cinema árabe no Esporte Clube Sírio. Por meio do seu Núcleo…

1 dia ago

SindHosp fecha parceria com o consulado britânico para resolver desafios na área

O evento, reunindo gestores de saúde das maiores instituições brasileiras e a delegação britânica, foi…

1 dia ago

Websérie fala de dilema no diagnóstico da esclerose múltipla

A Associação Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME) lançou, no dia 30 de agosto, o terceiro…

1 dia ago

FIDI abre inscrições para Pós-graduação em Ultrassonografia

A Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI), instituição privada sem…

1 dia ago

Campanha educativa visa reduzir o número de animais abandonados

O abandono dos animais é crime no Brasil, de acordo com as leis federais 9.605/98…

1 dia ago